Qual foi a primeira série de TV da história?
Pinwright’s Progress é reconhecida como a primeira série de televisão do mundo, precedendo em um ano a série americana de 15 minutos Mary Kay and Johnny. Estreando na BBC no dia 29 de novembro de 1946, a série inaugurou uma longa tradição ao mostrar que grandes risadas podem vir da colocação de arquétipos reconhecíveis ao lado das grandes ansiedades britânicas, como humilhação social e danos à reputação.
Detalhes sobre Pinwright’s Progress, a primeira série de TV da história
A trama gira em torno de Mr. J. Pinwright, dono da loja Macgillygally’s Stores, que se vangloria de ser a menor rede de lojas do mundo. A narrativa acompanha suas desventuras diárias para administrar o negócio, enquanto enfrenta seu rival odiado, sua atraente filha, e os esforços muitas vezes inúteis e problemáticos de seus funcionários para ajudar. Entre os personagens que compõem essa turma cômica estão Ralph, um mensageiro octogenário surdo, e a assistente de vendas extravagante Mrs. Sigsbee, que é considerada uma versão precoce da personagem Mrs. Slocombe da famosa série Are You Being Served?.
O ator principal, James Hayter, nasceu na Índia em 23 de abril de 1907 e teve uma longa carreira no palco e na televisão, tendo atuado desde 1925 no teatro, seguido por passagens em repertórios na Inglaterra, até a televisão, que o consagrou. Sua voz ficou famosa por sua narração em comerciais icônicos do Reino Unido, como os anúncios do Mr. Kipling.
A série foi transmitida ao vivo da Alexandra Palace e contava com episódios quinzenais de cerca de 30 minutos, alternando com o programa de revista Kaleidoscope. Até hoje, acredita-se que não existam gravações arquivadas da série, o que dificulta a avaliação de suas narrativas detalhadas. No entanto, sabe-se que títulos de episódios incluíam Cash Crisis, Fashions and Pashuns, Strained Relations, e Staggered Holidays.
O roteiro foi escrito por Rodney Hobson e editado por Ted Kavanagh, conhecido pelo popular programa de rádio de comédia It’s That Man Again (ITMA), que teve uma década de duração a partir de 1939. A produção e direção eram de responsabilidade de John Glyn-Jones.
Apesar do caráter teatral e da simplicidade técnica em comparação com as sitcoms modernas, Pinwright’s Progress estabeleceu a base e o DNA do formato sitcom, com personagens fixos lidando com situações recorrentes de humor em um cenário confinado, e é considerado um marco fundamental na história da televisão mundial.



Publicar comentário